top of page
Um pouco da História...

 

    Na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa foram lançados os princípios científicos que devem ser respeitados no uso de oxigênio hiperbárico para o tratamento de várias doenças, assim como acidentes de mergulho, envenenamento e intoxicações.

Revista Veja  06 / jan / 99  "Missão: Salvar Vidas"

No Brasil, em ambiente universitário, em 1985 foi instalada pioneiramente uma câmara multiplace no Hospital Universitário da UNICAMP, operada na época pelo Dr. Paulo Iazzetti e que foi desativada e removida em 2005, devido ao falecimento precoce do seu idealizador.  

    A aplicação de tratamentos hiperbáricos se desenvolveu muito desde então, graças a criação para uso comercial de câmaras do tipo monoplace, que são relativamente portáteis, de uso intrahospitalar, comportam um paciente por vez e não necessitam de máscaras nem capuzes pois a câmara é pressurizada diretamente com oxigênio puro.

    

No final dos anos 80 foi importada pelo  Hospital das Clínicas da USP  uma câmara hiperbárica monoplace de procedência americana, marca Sechrist modelo 2500, graças à visão avançada do então superintendente, Prof. Vicente Amato Neto. A câmara foi instalada e iniciou suas operações em 1992. Esta foi a primeira câmara monoplace intrahospitalar colocada em uso na América Latina. 

    Por determinação do Prof. Dario Birolini, responsável pela disciplina de Cirurgia do Trauma, a câmara ficou ligada à Terapia Intensiva Cirúrgica do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. A UTI do PS do HC se destinava a pacientes portadores de traumas graves e cirurgias de urgência, que são os tipos mais complexos de doentes, geralmente com múltiplas insuficiências orgânicas. Em 1999 o Serviço de OHB  foi um dos escolhidos pela Revista Veja para exemplificar a missâo de salvar vidas do Hospital das Clínicas (ver acima a ilustração da reportagem / link).  

    Esse Serviço deu origem todas as regulamentações do emprego clínico da oxigenoterapia hiperbárica no Brasil, até então não regulamentada. Desde 2000 o corpo clínico dos médicos do Serviço da USP vem ministrando o "Curso de Extensão Universitária em Medicina Hiperbárica" com duração de uma semana e prova final obrigatória para certificação. Esse curso foi patrocinado pela USP até 2008 e desde então está sendo patrocinado pela SBMH e chegou a ser ministrado duas vezes ao ano em alguns anos. Desde 2010 a SBMH patrocina também o de Extensão Universitária em Enfermagem Hiperbárica" e desde 2013 o Curso de Técnicos Hiperbáricos (operadores de câmaras e guias internos). 

value. quality care. convenience.

                            contato@hiperbarico.com.br
fone (11) 5549-4029
urgências (11) 99931-9049 
  • w-facebook
  • w-blogger

Grupo Oxigênio Hiperbárico   

* médicos pioneiros em Medicina Hiperbárica intra-hospitalar na América Latina. 

* experiência com mais de 20.000 pacientes tratados.

 

* equipamentos hiperbáricos de alto padrão em qualidade, segurança e conforto. 

 

© 2013 Oxigênio Hiperbárico, All rights reserved.

bottom of page